1/6

o ceramista

Olá. Eu sou o Leonardo Baruk. 


 

A minha paixão pela arte começou na minha infância. Ficava observando e ajudando minha mãe a fazer trabalhos manuais. Percebia que aquelas atividades me faziam bem. Mas o meu contato com o universo da cerâmica aconteceu bem mais tarde, em um período sabático, onde visitando um atelier de cerâmica em Genebra-Suíça fui tocado pelas formas, texturas e cores. 

De volta para casa, tive a oportunidade de fazer aulas de cerâmica com as professoras Hideko Honma e Regina Esher. Nessa época, minha atividade profissional era na área de tecnologia da informação, que é minha formação acadêmica. 

 

Depois de dois anos praticando como hobby decidi abrir meu próprio atelier. A contemplação do momento presente e a experiência de estar em contato com os elementos terra, água, fogo e ar, forjaram o que hoje vem a ser o meu caminho.  

 

Foi moldando a argila como ceramista e ensinando esta arte que descobri outra vocação: a de professor.  Hoje, a considero como um dharma, pois  poder transmitir meu conhecimento aos meus alunos, adquiriu um significado maior, tornou-se um propósito de vida fazê-los encontrar na arte a si mesmos.   

 

E assim, a minha essência vai se revelando e minha história sendo construída durante todo o processo de desenvolvimento e criação de peças únicas e na transferência do meu conhecimento.


A vivência com a cerâmica propicia conhecer genuinamente o poder de criação e realização!

​Faço um convite a você: venha descobrir que a criação se encontra no seu verdadeiro íntimo, aguardando serenamente algo lhe tocar.

A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.
"Mahatma Gandhi"